Projeto Integrador: Nação de Valor além dos muros da escola


Fonte: Buzzero.com
O ano de 2015 os 193 Estados-membros da ONU se reuniram em Nova York e comprometeram-se a tomar medidas ousadas e transformadoras para pôr o mundo em um caminho sustentável e robusto – sem deixar ninguém para trás. Adotaram, portanto, uma nova agenda global de desenvolvimento. O documento foi intitulado “Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”. A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal com mais liberdade.

O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. Essas decisões determinaram o curso global de ação para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas. Fonte: https://institutonacaodevalor.org.br/areas-de-atuacao/.

Para contribuir com este plano, o desafio do projeto integrador consiste em elaborar e executar um projeto envolvendo aspectos de Responsabilidade Social, Logística de Suprimentos, Armazenagem e Distribuição. Trata-se, portanto, de um Projeto Integrador para o Curso Técnico em Logística.

O desafio consiste em coletar doações para uma instituição local, trabalhando as temáticas: Arranjo Físico, Recebimento, Embalagens, Movimentação, Armazenagem, Inventário e Expedição de Materiais, inseridas nas Unidades Curriculares Gestão de Suprimentos, Armazenagem e Distribuição. Os alunos serão distribuídos em 5 equipes para atuarem como "Uma NAÇÃO DE VALOR para as pessoas e por um planeta". Cada equipe adota uma cor de referência (por isso o globo colorido), define um nome que a identifica na instituição, uma frente de trabalho (por exemplo, organização do arranjo físico, material escolar, alimentos, material de limpeza, higiene pessoal ou fraldas descartáveis).

Em seguida, as equipes devem planejar suas estratégias de mobilização de coleta das doações, através de banners, folhetos, exposição dialogada, entre outros. As equipes desenvolverão os contentores e pallets de coleta, bem como realizarão as demarcações do piso e sinalizações nos pontos de coletas. Possuem a meta OTIF  ≥ 85% de atendimento as entregas prometidas e identificação dos itens coletados na cor correspondente da equipe (rastreabilidade). Executarão durante o projeto os procedimentos de recebimento, unitização, classificação, inventário e armazenagem, bem como expedição e movimentação de materiais. Além disso, podem também atuar na organização do arranjo físico. E deverão entregar todos os objetos coletados na instituição escolhida.

Como ponto de controle, devem elaborar planilha eletrônica contendo o resultado do inventário e simulação de nota fiscal (DANFE) que acompanharão as entregas das doações. Por fim, as equipes devem apresentar relatório para prestar contas à comunidade e publicá-lo nas redes sociais.

Para documentar o projeto, as equipes deverão entregar pacotes em datas estabelecidas, conforme descrito a seguir:

Pacote 1 - Planejamento
Proposta: Formação de 5 equipes [rosa, azul, verde, amarela, vermelho] e escolha de ação para execução de atividades ligadas aos conteúdos das Unidades Curriculares Gestão de Suprimentos, Armazenagem e Gestão da Distribuição.
Equipe [cor + nome identificador]:
Local e Responsável [identifique o local + endereço + contato]:
Situação Atual [descreva a situação atual, inclua fotos]:
Situação Proposta [descreva sua proposta, relacionando-a a unidade curricular]:
Metas e resultados [mensure suas metas e informe os resultados prometidos]:
Lista de recursos e custos [relacione os recursos necessários para execução do projeto e custos relacionados]:
Cronograma de atividades e responsáveis [relacione as ações (entregas) que serão realizadas a partir de 01/09 até 08/12 e seus respectivos responsáveis].

Pacote 2 – Divulgação dos resultados
Link do vídeo da execução do projeto (entre 2 a 5 minutos)
Apresentação dos resultados do projeto (entre 10 a 15 minutos)

Critérios de avaliação (peso 7,0)
Entrega do planejamento das metas e resultados proposto pela equipe (Peso 1,0);
Participação individual ativa no projeto: o acompanhamento será realizado mediante o cronograma de atividades, práticas em sala utilizando as doações recebidas, visitas no local do projeto, autoavaliação e depoimento dos pares, através de relatórios semanais. (Peso 4,0);
Postagem do Vídeo + Apresentação do projeto, todos da equipe devem apresentar (Peso 2,0).


“... O futuro pode ser melhorado por uma intervenção ativa no presente”. (SENAI, 2014, p.46 apud ACKOFF, 1975, p.75)

Comentários

  1. Olá Fabiane, gostei muito da sua proposta para um projeto integrador, principalmente pela preocupação no aspecto responsabilidade social! Entendo que a logística nas atividades da logística reversa, logística verde... serão trabalhadas pelos alunos.

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